Nacala vai reassentar famílias
- Edson Sérgio
- 8 de mai.
- 2 min de leitura

O Conselho Autárquico de Nacala, na província de Nampula, está a estudar a possibilidade de reassentar algumas famílias que construíram as suas casas de forma desordenada.
A medida visa dar lugar a implantação do plano de estrutura urbano para melhorar o assentamento urbano e a provisão de diferentes serviços, através da construção de infra-estruturas públicas e privadas.
Nessa perspetiva, a edilidade e os seus parceiros estão empenhados nas sessões de consulta pública no sentido de anunciar o plano para que seja de domínio de todos os cidadãos e, igualmente, colher a contribuição dos munícipes.
Os participantes exigem melhores serviços públicos para melhorar as condições de vida.
É preciso que as autoridades municipais tenham acesso pleno aos bairros para garantir a demanda destes e de outros serviços.
Porém, o município de Nacala não sabe quantas pessoas serão reassentadas para dar lugar o plano de estrutura urbano.
Por isso, a ideia é de trabalhar com as lideranças comunitárias no processo de identificação das famílias a serem abrangidas, só que os secretários dos bairros e os chefes do quarteirão exigem o pagamento de subsídio para colaborar com a edilidade.
Reagindo às exigências da liderança comunitária, o presidente do Conselho Autárquico de Nacala, Faruk Momade Nuro, disse que a edilidade não tem dinheiro para pagar subsídio a todos os secretários e chefes de quarteirão.
Tanto é que existem mais de 600 quarteirões ao nível do município de Nacala, o que torna insustentável o funcionamento da instituição.
Em relação às regiões críticas do ponto de vista de urbanização, o autarca afirmou que decorrem estudos para soluções alternativas para reassentar as famílias.
O período de auscultação dos cidadãos estende-se até Setembro, até lá o município continuará aberto para acolher mais ideias dos munícipes.
Comments